quarta-feira, 24 de agosto de 2011

LIVROS LIVRES



                               PROJETO: BIBLIOTECA NO PÁTIO - LIVROS LIVRES

                                                INTRODUÇÃO
 O trabalho com a leitura tem um destaque muito especial nesse projeto. È proporcionar ao alunado a chance de entrar em contato com uma diversidade de textos interessantes, de variados gêneros, com o objetivo de formar um leitor competente, e despertar o gosto pela leitura e pesquisa. Para isso colocamos os livros com uso público no pátio da escola, para que os alunos os utilizem nos horários vagos e no recreio.
A partir do momento que o aluno abre um livro e lê uma frase ele poderá estar transferindo esse conhecimento para suas próprias produções. O objetivo da biblioteca e estar contribuindo para com o trabalho do professor e incentivar o aluno a procura do livro, uma vez que, o aluno não vai atrás do livro, o livro vai atrás do aluno. Quanto mais ricas as experiências de leitura e de escrita, mais o estudante estará próximo de alcançar esse objetivo, “aprende-se a escrever, lendo”.

FINALIDADE:
 Colaborar com educadores empenhados em fazer da leitura uma ferramenta para o conhecimento de si mesmo e de mundo.

OBJETIVO GERAL:
Aproximar os alunos dos livros e desafiá-los  à leitura, fazendo do pátio um lugar privilegiado para fomentar o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
·               Entender os benefícios da leitura
·               Discutir o que leu com os colegas numa troca de ideias
·               Garantir o contato do livro com o aluno
·               Desenvolver os comportamentos e o gosto pela literatura
·               Aprender a virar um bom leitor
·               Ter visões de mundo através da leitura
·               Descobrir o sabor da leitura
·               Valorizar o livro como uma essência que nos dá prazer
·               Aprender a falar corretamente através da leitura

JUSTIFICATIVA:
 No jovem leitor estão em ebulição as emoções, nem sempre desejáveis, ao mesmo tempo em que vem à tona o choque de gerações, as curiosidades em torno da história e dos segredos familiares, a consciência da passagem do tempo, a preocupação com o futuro, o interesse pelo sexo oposto além ode outros conflitos e dúvidas próprio dessa etapa.
Tornar a leitura um hábito na vida das crianças é nossa responsabilidade e também um grande prazer. Ajudar a ter a chance de descobrir nas páginas de um livro muita diversão, cultura, informação e acima de tudo, um novo jeito de ver o mundo.
Ler é um meio de transporte que nos leva a outra realidade, que vão muito além do mundo físico tal qual o conhecemos. È um mergulho no mundo ficcional que conduz o leitor às mais  incríveis situações, permitindo-lhe partilhar as aventuras vividas por seus personagens às vezes absolutamente comuns, como qualquer ser humano.
      As possibilidades são infinitas e quanto mais o leitor embarca nesses mundos fictícios, mais se aproxima da compreensão do mundo real.
     Está em nossas mãos ativar o interesse dos jovens pela leitura, ferramenta indispensável para a aquisição do conhecimento e para o desenvolvimento de capacidade e habilidade fundamentais para a construção de valores e de senso crítico essenciais ao pleno exercício de cidadania.
METODOLOGIA: ¨
___Colocar uma prateleira no pátio e expor os livros ao alcance dos alunos
___Cativar o aluno a ler qualquer coisa  nas aulas vagas e nos intervalos (recreio)
___Mostrar ao aluno que o livro é dele, pode ler sem medo de repreensão
___Os alunos terão acesso aos livros e uma bibliotecária estará por perto para auxiliá-los e organizar de volta nos lugares  ensinando-os a serem organizados e respeitar o ambiente.

AVALIAÇÃO: Na perspectiva de construir uma “escola cidadã” e formar “bons leitores”, a avaliação é considerada um instrumento auxiliar indispensável no processo de aprendizagem.

                            “Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias .”    (Augusto Cury)



Nenhum comentário:

Postar um comentário